Não adianta, é tempo de reflexão. O final do ano se aproxima e com ele é hora de renovar, definir novas expectativas e desejar novos horizontes, afinal outro ciclo se inicia.

Para alguns, saber lidar com tudo o que passou e fazer uma análise do que pode vir, muitas vezes é algo meio complexo, pois lidamos com emoções. A frustação de não ter cumprido todas as metas, já que os imprevistos surgem, por exemplo, o anseio de realizar o que não deu tempo e a insegurança de buscar novos caminhos.

Mas sempre defendo o planejamento como um estilo de viver. E tem dado certo! Foi assim que realizamos os Meetings e desejamos inovar e ampliar, sempre, esse produto da Expan Mais. Não desprezo que tivemos que mudar alguns projetos para ir em frente ou ajustar caminhos para buscar a excelência, mas sempre com planejamento e muita observação. Faz parte e gera resultado.

Hoje, percebo que meta principal é ter em mente que sempre aprenderemos, em qualquer investida. Estamos em constante aprendizado e ele impulsiona planos e ajusta projetos. Nessa jornada no turismo, aprendi que é importante identificar o que realmente se quer conquistar. O que vale para qualquer setor, claro! Autoconhecimento é o caminho para nossos valores e para validar as empreitadas e o sucesso.

Penso em minhas conquistas, traço os meus desejos e listo um planejamento. Mas sempre tento ser seletivo e realista. E, com certeza, repenso as estratégias, pois elas são necessárias para alcançarmos os objetivos e corrigir rotas. Não pense que tudo isso é fácil e colocar passo a passo no papel é simples. Não! Mas é um ato de materializar o ano que passou e almejar o próximo.

Que o final de 2017 seja um ano de reflexões positivas e que 2018 seja um ciclo de boas conquistas para nós. Mas que a esperança e os sonhos sejam o fôlego para entramos com o pé direito em mais uma caminhada! Viva La Vida!

Jair Pasquini