Verdadeiramente o Meeting Brasil – Rodada de Negócios 2017 cumpriu sua missão. Depois de passar por cidades como Buenos Aires e Córdoba (Argentina), Lima (Peru) e Bogotá (Colômbia), o evento realizado pela Expan Mais comemora os resultados surpreendentes na aproximação de mercados, geração de negócios e promoção turística internacional.

Mais de 900 profissionais da indústria do turismo entre agentes de viagens, operadores emissivos e receptivos, fornecedores de produtos e serviços turísticos como hotéis e atrativos, órgãos oficiais de turismo, como Secretarias Estaduais e municipais se reuniram com o objetivo de fomentar novos negócios focados em regiões potenciais para os turistas sul-americanos, em especial, para os mercados argentino, peruano e colombiano.

Do lado de lá os agentes e operadores. Do lado de cá, toda uma cadeia produtiva que acredita num formato diferenciado com inúmeras opções turísticas oferecidas de uma só vez, facilitando as relações entre mercados, empresas e governos.

Entre os brasileiros, destinos como Mato Grosso do Sul, Mato Grosso,  Rio Grande do Norte, Bahia, além das cidades de Blumenau e Balneário Camboriú (ambas em SC), Foz do Iguaçu (PR), Guarujá (SP), Caraguatatuba (SP), Ilhabela (SP), São Sebastião (SP),  Costa Verde e Mar – Associação que representa 11 municípios da costa norte de Santa Catarina -, além de Convention & Visitors Bureau, do Rio de Janeiro e outros, apresentaram os potenciais turísticos de suas regiões e toda oportunidade de negócios junto aos emissores sul-americanos.

Segundo o Ministério do Turismo, o Brasil tem incrementado a entrada de turistas vizinhos nos últimos anos. De acordo com Anuário Estatístico do Turismo 2017, a entrada de sul-americanos aumentou 9,1% entre 2015 e 2016. Com este cenário positivo, o Meeting Brasil, mais uma vez, pode oferecer uma oportunidade para o empresário brasileiro apresentar seus principais produtos e serviços, destacando os atrativos de cada região

O resultado foi esse. Exposição corroborativa, relacionamento com novos mercados, oportunidades de novos negócios e um horizonte imenso para desbravar ainda em terras sul-americanas. Há mercados que poderão ser contemplados numa próxima edição, mas nós também estamos de olho em novas possibilidades no velho continente. Vamos jogar mais essa semente. Nós temos esse DNA. Plantamos e colhemos bons negócios e oportunidades!

*Jair Pasquini é empresário, proprietário da Expan Mais – Inteligência em Turismo,  detentor da marca MEETING BRASIL e esteve à frente da BNT Mercosul por 23 anos